Estudantes do CAp-Coluni são contemplados com bolsas do CNPq para programa virtual de biologia molecular

3 de setembro de 2021

O desempenho de estudantes do CAp-Coluni na XVII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) – promovida pelo Instituto Butantan – garantiu ao Colégio de Aplicação quatro bolsas de Iniciação Científica (IC) Jr, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para o programa virtual Bioinformática para o Desenvolvimento de Fármacos. Os estudantes contemplados foram Antônio Pacheco de Carvalho, Apollo Simas Campos, Beatriz de Oliveira Vieira e Leonardo Salazar Portes Navarro de Oliveira.

Um dos objetivos do programa é apresentar aos estudantes olímpicos as diferentes áreas da biologia molecular, tendo como base o desenvolvimento de fármacos, uma área considerada estratégica para o Brasil. A ideia é também complementar o ensino de ciências aplicado nas escolas e incentivar os estudantes e a comunidade envolvida.

Na plataforma OBB/Butantan, os estudantes terão acesso a aulas síncronas e assíncronas, a cartilhas e espaço interativo de exercícios de áreas, como clonagem e expressão de proteínas, métodos analíticos de separação de proteínas, interação antígenos/anticorpos, noções básicas de ensaios pré-clínicos, bioinformática e imunoinformática.

Durante a realização da XVII Olimpíada Brasileira de Biologia, que aconteceu entre abril e junho deste ano, os estudantes foram orientados pela professora de Biologia do CAp-Coluni, Jildete Karla dos Santos. Para ela, “essa conquista, somada às bolsas de IC oferecidas pela UFV, é mais uma oportunidade que os estudantes do ensino médio têm de iniciar um contato mais próximo com a produção científica e dar os primeiros passos para seguirem firmes nessa caminhada do fazer e promover a ciência no Brasil”.

Divulgação Institucional