Minicurso de Astronomia Básica

2 de maio de 2025


Minicurso de Astronomia Básica: Observando o universo e entendendo sua dinâmica com auxílio de recursos ópticos e digitais

Neste minicurso abordaremos os princípios básicos para o entendimento do nosso universo. Apresentaremos e discutiremos desde a história do surgimento da Astronomia e o entendimento do movimento dos planetas no Sistema Solar até a compreensão das galáxias e dos modelos dinâmicos do Universo. Essa abordagem busca inserir os estudantes no método de investigação científica, promovendo a ampliação do conhecimento em Astronomia, Física, História, Química e Matemática, além do uso de recursos digitais na observação celeste.  

Temas abordados no Minicurso: 

AULA 1 – INTRODUÇÃO à ASTRONOMIA: HISTÓRIA E ASTRONOMIA DE POSIÇÃO 

AULA 2  – O SISTEMA SOLAR: MECÂNICA CELESTE E PLANETAS  

AULA 3 – ASTRONOMIA MODERNA: GALÁXIAS, COSMOLOGIA E O MODELO PADRÃO 

AULA 4 – USO DO STELLARIUM: FERRAMENTAS, USO PARA ESTUDO E OBSERVAÇÃO OUTRAS ALTERNATIVAS E APPS PARA APRENDER ASTRONOMIA 

 Serão realizados quatro encontros virtuais de 19:30 as 20:30 via Google Meeting durantes os dias:  

 DATA ASSUNTOS MINISTRANTES 
AULA 1 08/05 -Surgimento da Astronomia  -Astronomia de Posição João Pedro  Brenno 
AULA 2 15/05 -Mecânica Celeste  -Sistema Solar Lucas Gabriel Cassiano 
AULA 3 20/05 -Astronomia Moderna  -Astronomia Estelar Lucas Gabriel João Pedro  
AULA 4 (STELLARIUM) 29/05 -Como usar o Stellarium (de computador)  -Instrumentos Ópticos João Pedro Brenno 

Os links das aulas bem como as gravações serão enviados aos inscritos e a participação em pelo menos 3 das 4 aulas dará condições de receber o certificado de realização do curso.
Posteriormente agendaremos para depois da OBA uma prova presencial para os participantes do minicurso e esta o dará um certificado de realização aos que obtiverem nota acima de 60 %.  

Coordenador:  Professor de Física do CAp COLUNI UFV: Daniel R Ventura 
Ministrantes: Brenno, Cassiano, João Pedro e Lucas Gabriel – 2ª série/COLUNI

Inscrições pelo site do COLUNI de 01/05 a 07/05/2025 Seção Olimpíadas Científicas