Comunicado à Comunidade Escolar | Suspensão das atividades didático-pedagógicas

11 de abril de 2024

Comunicado à comunidade escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni)

Senhores pais, mães, responsáveis e estudantes do CAp-Coluni, vimos por meio deste comunicar-lhes que as atividades didático pedagógicas serão suspensas no CAp-Coluni a partir do dia 15 de abril de 2024, em razão da deflagração de movimento de greve por parte do corpo docente da UFV em consonância com o movimento nacional.

No último dia 08 de abril, os docentes da Universidade, reunidos em Assembleia Geral, deliberaram pela paralisação das atividades em razão do não atendimento, por parte do governo federal, de uma ampla gama de demandas apresentadas pela categoria, que engloba questões como defasagem salarial, a queda do orçamento das Universidades públicas, a revogação da reforma do ensino médio, dentre outras pautas. O movimento docente se une ao dos Técnicos Administrativos em Educação que já estão paralisados desde 11 de março, sendo que há reivindicações em comum entre as categorias.

Sabemos dos possíveis prejuízos causados pela greve, mas salientamos que se trata de um direito constitucionalmente previsto que busca a melhoria das condições de trabalho de nossa categoria profissional, bem como a garantia de que a população tenha uma educação pública de qualidade, assegurada por um orçamento que possibilite o desenvolvimento pleno das ações de ensino, pesquisa e extensão.

Ressaltamos que a greve tem prazo indeterminado, dependendo, essencialmente do avanço das negociações junto ao governo federal. Nesse sentido, indicamos que sejam acompanhadas as informações publicizadas pela Associação dos Docentes da UFV (ASPUV), garantindo a que tenham acesso a dados fidedignos sobre a paralisação e seus desdobramentos. O site da ASPUV contém uma série de materiais sobre as pautas e as negociações com o governo (https://aspuv.org.br/).

Ao fim da greve, que esperamos que seja breve, será apresentado calendário de reposição de aulas, de maneira que se busque atender as necessidades pedagógicas de todos os estudantes.

Nossa luta é por TODA a Universidade, que sofre com um amplo processo de precarização e que atinge, diretamente, toda nossa comunidade.

Atenciosamente,

Representantes dos Docentes do CAp-Coluni