Estudantes do CAp-Coluni conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

29 de setembro de 2021

Imagem: reprodução/YouTube

Uma equipe do Colégio de Aplicação da UFV – CAp-Coluni foi premiada com medalhas de ouro na 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada totalmente on-line. A equipe Marielle Franco, composta pelas alunas da primeira série Iolanda Mucida Ferraz, Júlia Madeira Martins e Maria Clara Baldovinotti Machado, com orientação da professora Raquel dos Santos Sousa Lima, foi uma das 20 medalhistas de ouro dentre as 414 que foram para a fase final da competição. No total, a Olimpíada começou com 9,3 mil equipes inscritas.

A ONHB, organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), buscou fomentar questões reflexivas sobre a história do país, especialmente sobre o processo de independência e as apropriações e os usos políticos das comemorações do seu bicentenário. Foram realizadas provas com questões de múltipla escolha e tarefas sobre o assunto, divididas em seis fases. Durante os quatro meses de execução – desde maio –, as 36 equipes inscritas do CAp-Coluni contaram com atividades de preparação, treinamento e discussão, realizadas em conjunto com professores, monitores e ex-alunos do Colégio.

Segundo a professora Raquel, “as olimpíadas contribuem para a formação científico-cidadã dos estudantes e abrem diversas oportunidades para os medalhistas, como bolsas de iniciação científica, convivência com pessoas de diferentes locais e culturas, networking, além de poderem ser utilizadas como forma de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil e no exterior”.