Estudantes do CAp-Coluni conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

10 de abril de 2025


Aconteceu no dia 09 de abril, a entrega das medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) para os alunos do Colégio de Aplicação – Coluni. A cerimônia foi realizada no intervalo das aulas, com todos os alunos presentes, sendo prestigiados pelos professores Adriana Bitencourt (Diretora substituta do CAp- Coluni), Gabriel Sperandio, Daniel Rodrigues (Coordenador  da ONC no CAp- Coluni), Edson Nunes e Efraim Reis (Diretor Técnico Científico da Associação Brasileira de Química), representando o presidente da mesma, professor Jean Carlos Antunes Catapreta, ex-aluno da Licenciatura em Química da UFV.

O professor Efraim agradeceu a direção do CAp-Coluni e aos professores, o convite para esta cerimônia de premiação e parabenizou de forma efusiva a todos os alunos que participaram desta olimpíada. 

Os alunos Alice Souza Goularte, Cassiano de Oliveira Duarte, João Pedro Pereira de Paula, Lucas Fidélis Agrela, Luiza Ornelas Cunha Cruz de Sousa, receberam medalhas de ouro, os alunos Davi Souza Oliveira, Diogo Silva Ramalho, Eduardo de Mesquita Castro, Matheus Filipe dos Santos, medalhas de prata e os alunos Ana Paula de Barros Mota, Bernardo Henriques Sousa, Caroline Abranches Mendes, César Bitar Rodrigues Lana, Raíssa Gabrielle Luera de Souza, Vívian Machado Costa, menções honrosas.

A Olimpíada Nacional de Ciências é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Dentre os objetivos da ONC destacam-se, despertar o interesse pelo estudo das ciências naturais, a identificação dos estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

Em 2024 foram mais de 4.000.000 de inscritos. Para este ano de 2025, além dos estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, a ABQ realizará um projeto piloto nas cidades de Goiânia (GO), Bocaiuva e Viçosa (MG), para integrar os alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Em Viçosa o projeto será feito em parceria com a Secretaria de Educação do município em uma escola municipal no contraturno. Posteriormente, em 2026, esta inclusão será feita em todo o território nacional.

 Imagem de todos os premiados presentes para receberem as honrarias.