Professor e discente do CAp-Coluni participam de evento nacional na USP

7 de março de 2023

Com o título “Habitação e moradia: os espaços de residência dos alunos do ensino médio da UFV na cidade de Viçosa – MG”, o aluno Eric Matheus Faria Martins do terceiro ano do CAp/COLUNI e orientado pelo professor Léo Tiradentes da área de Geografia, depois de ter seu trabalho premiado na Feria de Ciência, Tecnologia, Educação e Cultura (FECITEC- 2022) em Florestal (MG), em novembro de 2022, quando obteve o primeiro lugar na categoria Ensino Médio, área de Ciências Humanas e suas tecnologias e premiado com uma bolsa de iniciação científica (BIC-Jr/CNPq/FECITEC/UFV) e conquistou a vaga para representar Minas Gerais como semifinalista no evento científico nacional FEBRACE/USP, o evento que foi realizado em janeiro de forma virtual e concorrendo com mais de 200 trabalhos de todo o país, foi aprovado para ser finalista a se realizar de 20 a 24 de março no campus da USP, representando Viçosa e a UFV.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.

Orientando o trabalho de Iniciação Científica Jr (CNPq/UFV/EM), denominado “Habitação e moradia: os espaços de residência dos alunos do ensino médio da UFV na cidade de Viçosa – MG”, tendo como bolsista o aluno Erick Matheus Faria Martins do terceiro ano do CAp/COLUNI que também é finalista da FEBRACE 2023, que ocorrerá de 20 a 24 de Março de 2023 no Campus da Universidade de São Paulo, o Professor Leomar Tiradentes, da área de Geografia do CAp/COLUNI-UFV foi indicado ao prêmio PROFESSOR DESTAQUE FEBRACE 2023.

Concorrendo diretamente com 53 inscritos de todas as regiões do Brasil, o professor foi escolhido como um dos 10 finalistas ao prêmio. Todos os anos, a FEBRACE premia os docentes empenhados na orientação e acompanhamento de estudantes que realizam projetos de ciências ou de engenharia e um dos objetivos do Prêmio Professor Destaque  é “reconhecer os esforços do professor na orientação e acompanhamento de estudantes que estão realizando projetos de ciências ou de engenharia”.

Além de orientar os estagiários de licenciatura do curso de Geografia/UFV, trabalhar no Programa de Pós-Graduação em Geografia, também da UFV, e ser o editor-chefe da Revista Ponto de Vista (Qualis A1), o professor vem orientando alunos do ensino médio desde 2011, contribuindo para a formação científica dos futuros pesquisadores.

Com a indicação ao prêmio, o professor se tornou o único representante do estado de Minas Gerais e da ciência geográfica, concorrendo com outros professores das cidades de Nova Hartz (RS), Campina Grande (PB), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Monte Alegre de Sergipe (SE), Mossoró (RN), Goiânia (GO), Juazeiro do Norte (CE) e Primeiro de Maio (PR). Para conhecer os 10 finalistas acesse o site do evento. https://febrace.org.br/participe/professor-destaque/professor-destaque-2023/

O anuncio do ganhador do prêmio Professor Destaque acontecerá durante a cerimônia de premiação da FEBRACE 2023 no dia 24/03/2023 no campus da USP em São Paulo. O Professor Destaque receberá certificado e um troféu de reconhecimento.