XII SICEA – Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, com muito orgulho e imenso prazer, convida professores, pesquisadores, técnicos e estudantes do ensino médio, de todo o país, para participarem do XIII Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (XIII SICEA). Como um grande e importante encontro nacional, o SICEA objetiva discutir e promover reflexões acerca de questões pertinentes ao processo educacional nos institutos, nos colégios e nas escolas de todo Brasil.

Assim sendo, o tema, eixo central e norteador, desse encontro será “Educação pública: novos tempos, novos atores e diferentes cenários da aplicação”. A educação pública de qualidade representa muito mais que apenas um portal para o conhecimento, configura-se, principalmente, em vivências e experiências significativas e transformadoras de vidas.  Enfatizado é o nosso velho clichê de que entre a teoria e a prática temos um abismo, no entanto, é necessário que ergamos a cabeça  e acertemos os passos para que o abismo seja minimizado e, talvez, desapareça com o tempo.

Em novos tempos, novos atores assumem os desafios ditos e não-ditos do processo ensino-aprendizagem, impostos e dispostos, no antigo e velho sistema. Daí, a urgência de seguir com outros e novos atos, pensar e refletir a partir de um novo contexto histórico, social, político e econômico para criarmos os novos cenários para a educação que desejamos, pública, de qualidade e para todos e todas.

Dessa forma e, nesse palco, reforçamos o convite para a participação no XIII SICEA.

Sejam muitíssimo bem-vindas e bem-vindos!

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição no XIII SICEA.